Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Novidades no "Outra Visão"

Devo, desde já, agradecer a todos os que lêem, seguem e comentam os artigos do "Outra Visão". Para mim, é extremamente importante tornar este blog cada vez melhor e o mais interactivo possível.
Assim sendo, serão efectuadas algumas melhorias no blog que serão visíveis no próximo mês de Março. Até lá, conto com o vosso feedback, para saber o que gostariam de ver alterado neste blog e para saber todas as vossas sugestões.

Obrigado pela vossa preferência,

Balakov10

Olho Clínico - Aiden McGeady (IRL)

Joga no bastião dos irlandeses na Escócia (Celtic) e é, provavelmente, o melhor jogador da nova geração de futebolistas do Eire: McGeady.
Extremo direito rápido, incisivo e tecnicista, Aiden McGeady prima por ser um jogador muito objectivo que tornou-se, desde 2004, num jogador fundamental na manobra do Celtic Glasgow e da selecção da Irlanda, pela qual já tem 31 internacionalizações.
Ideal para jogar num esquema de 4-3-3, McGeady também pode jogar como ala direito em 4-4-2 clássico ou, até, como segundo avançado sempre com a mesma raça e qualidade que o caracteriza.
Aos 23 anos, o irlandês já é seguido por meia europa e não espantaria que desse o salto, já este ano, para um colosso do futebol europeu. Sigam-no num qualquer jogo do Celtic ou da República da Irlanda e confirmem a minha tese.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Benfica - Haverá equipa para ganhar a Liga Europa e o Campeonato?

Todos recordamos a época 2004/05. Na jornada 31, Peseiro poupa bastantes jogadores para uma deslocação difícil a Braga. Na altura, parecia óbvio que o então treinador leonino apostava todas as suas fichas na Taça UEFA e deixava o campeonato para segundo plano. Todavia, o incrível aconteceu e o Sporting, com Pinilla endiabrado, foi ganhar 3-0 a Braga e ficou em condições priveligiadas para ser campeão, levando Peseiro a apostar em ganhar as duas competições. Infelizmente para os sportinguistas, o resultado foi o que se viu.
O Benfica de Jorge Jesus passa agora pelo mesmo dilema. Com um excelente onze, mas com alguma falta de banco, os encarnados vêem-se com condições reais de vencerem Liga Europa e Liga Sagres, mas será que têm pulmão para as duas competições?
Nota-se, claramente, um decréscimo de forma do "Glorioso" nesta segunda volta, situação que, curiosamente, costuma acontecer às equipas de JJ (lembram-se do Felgueiras (95/96)?) e os jogos com Belenenses e Hertha foram claros exemplos desse afrouxamento competitivo.
Assim sendo, o Benfica entra nesta difícil fase com uma enorme dúvida existencial: Meter todas as fichas numa competição ou dar tudo por tudo por ambas? Óbviamente que os adeptos quererão que os encarnados tentem ganhar tudo, mas as suas ambições são sempre moldadas pelo coração e não pela razão. Depois, se o Benfica não ganhar nada, vão esquecer tudo isso e culpablizar o elo mais fraco, o treinador...
Um difícil dilema para Jorge Jesus decidir, sempre com o fantasma do Sporting de Peseiro a pairar no ar...

Olho Clínico - Stanislav Sestak (ESL)

A Eslováquia não chegou a este mundial por acaso e poderá muito bem ser uma surpresa na África do Sul. Comandada pelo napolitano Hamsik, a selecção centro-europeia tem, ainda assim, outros excelentes executantes tal como, por exemplo, Sestak.
O atacante do Bochum, de 27 anos, é um atacante que iniciou a sua carreira no Tatran Presov, em 2000, mas só explodiu a partir de 2004, quando chegou ao Zilina. Nesse clube, Stanislav Sestak fez, em 3 anos, 49 golos em 99 jogos, ajudando a equipa eslovaca a ganhar dois campeonatos e uma taça da Eslováquia.
Trata-se de um goleador muito rápido e oportuno, que, não sendo muito alto (1,80 metros), faz alguns golos de cabeça. Pode actuar sozinho no ataque em 4-3-3, mas, sinceramente, penso que funciona muito melhor na companhia de outro avançado num sistema de 4-4-2 ou 3-5-2.
No Bochum desde 2007, tem feito alguns golos (76 jogos, 27 golos), todavia, tem tido mais dificuldades, pois está a jogar numa equipa que se limita a lutar por não descer na Bundesliga.
Um jogador para seguirem com muita atenção, este verão, no Mundial 2010, pois Sestak irá, certamente, aumentar o seu pecúlio de golos (tem 10 em 29 jogos) na África do Sul e, quiçá, alcançar um clube de maior impacto mediático.

Aqui segue um link para apreciarem as qualidades de Sestak e confirmarem a minha tese

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Análise à ronda europeia

Portugal não se pode queixar da última ronda das competições europeias. Consolidámos o nosso nono lugar no ranking, o que nos permitirá regressar às seis equipas "uefeiras" em 2011/12 e continuamos com boas prespectivas de todos se apurarem para a próxima fase.

Em Liverpool, o Sporting fez uma boa primeira parte e, até, devia ter chegado ao intervalo com outro resultado. Curiosamente, acabou por ser na altura em que jogou pior (segunda metade) que chegaria ao golo que se pode vir a revelar precioso. Este 1-2, que os leões trazem da terra dos Beatles é claramente recuperável, até porque a defesa do Everton não assusta ninguém...

No Dragão, diante do Arsenal, o FC Porto, mesmo com Hulk sem poderes, conseguiu uma vantagem mínima (2-1) graças a Fabianski e a um árbitro amigo. Agora, no Emirates, os dragões terão de ser uma equipa solidária e com enorme força interior para suportarem a enorme pressão que os ingleses irão impor desde o primeiro minuto. Vai ser muito difícil.

Por fim, em Berlim, num estádio frio como o tempo, o Benfica acabou por desiludir ao não ir além de um empate (1-1) no campo do saco de pancada da Bundesliga, o Hertha. Ainda assim, o golo fora de Di Maria, aliado à colossal diferença de valores entre os dois conjuntos, prevê, se tudo correr na normalidade, uma vitória fácil dos encarnados na segunda mão.

Espero, sinceramente, que todos sigam em frente e que continuemos a subir no ranking da UEFA.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

José Eduardo Bettencourt - As patetices

Antes de mais, devo dizer que nunca entendi que Paulo Pereira Cristóvão fosse uma boa opção para o Sporting. Pareceu-me demasiado demagogo e com um discurso que, muitas vezes, me recordou de João Vale e Azevedo. No entanto, tenho que admitir que JEB está, provavelmente, a seguir um caminho quase parecido ao do dono do "Lucky Me"
Desde o Paulo Bento "Forever", que Bettencourt, de quando em vez, lança a sua parvoíce semanal, todavia, a última semana trouxe, em apenas uma entrevista, três tiradas que, para mim, são assustadoras.

1-"O quarto lugar é o nosso objectivo!" Enganas-te JEB, o objectivo é ganhar todos os jogos até ao final da época e seguir o campeonato com o máximo de dignidade possível. O Sporting nunca pode traçar o quarto lugar como objectivo. Quanto muito, dizias que o Sporting tem a obrigação de não ficar abaixo do quarto lugar. Objectivos desses são para o Nacional e o Vitória de Guimarães.

2- "Gostava que Paulo Bento estivesse no Sporting para sermos os dois a dar o corpo às balas!" Esta é ainda mais assustadora. Depois de Paulo Bento ter saído e ter vindo Carvalhal, JEB exalta o antigo treinador com um mórbido saudosismo. Será que se arrependeu de ter ido buscar Carlos Carvalhal? Será que já não se preocupa com o bem estar do plantel e do actual treinador. Será que já fez reset nesta época e já nada o preocupa? Qualquer das hipóteses é aberrante.

3-"Gostava que o Sp. Braga fosse campeão e não necessito dizer porquê!" Tens razão, não necessitas de dizer porquê. Queres que o Braga seja campeão porque pensas pequenino e porque estás mais preocupado que o Benfica seja campeão do que em tornares o teu clube vencedor...

Depois disto, não há aí ninguém que queira ser Presidente do Sporting? Para além do Paulo Pereira Cristovão claro.

Olho Clínico - Shinji Okazaki (JAP)

Pequenino de estatura (1,73 metros), mas enorme de talento. Ele é o novo bombardeiro do futebol japonês: Shinji Okazaki.
O atacante nipónico de 23 anos, actua no Shimizu S-Pulse e, só no ano de 2009, marcou 15 golos pela selecção do Japão, sendo distinguido pela IFFHS como o melhor goleador mundial desse ano.
Rápido, tecnicista e muito oportuno, é o avançado ideal para jogar ao lado de outro mais possante. Uma espécie de Saviola japonês.
A crescer no S-Pulse e, cada vez mais, um indiscutível da selecção do país do sol nascente, Okazaki está à beira de dar o salto para um futebol mais competitivo. Procurem-no num jogo da selecção do Japão ou até mesmo na J-League (dá na Eurosport 2) e confirmem a minha tese.

Raúl Meireles por Rúben Micael - A mudança radical


Sei que foi algo em que várias vezes insisti neste blog. Na minha opinião, Raúl Meireles não estava, de maneira nenhuma, a acrescentar fosse o que fosse ao futebol do FC Porto esta temporada.
Numa equipa que joga com um meio campo a três, em que um não ataca (Fernando) e um não defende (Belluschi), é necessário um número 8 que saiba fazer, na perfeição, as duas coisas e que saiba ligar as posições 6 e 10, potenciando, até, a exibição dos seus dois outros colegas.
Rúben Micael é, sem dúvida, o homem ideal para essa função. Após a sua entrada na equipa portista, notou-se que o FC Porto passou a controlar com muito maior facilidade o meio campo, passou a criar mais oportunidades de golo e, acima de tudo, potenciou muito mais a enorme qualidade do argentino Belluschi.
Assim sendo, é claro, pelo menos para mim, que Raúl Meireles perde espaço no FC Porto. Um problema para Jesualdo Ferreira? Duvido, pois, provavelmente, vendo que tem concorrência, Raúl Meireles poderá se esforçar por voltar a ser uma alternativa credível como noutras temporadas. Até lá, os portistas agradecem a contratação de Rúben Micael.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Análise ao sorteio de qualificação para o Euro 2012

Portugal não se pode queixar do sorteio referente ao Euro 2012. O caminho para a Polónia/Ucrânia colocou-nos no caminho de três equipas escandinavas (Dinamarca, Noruega e Islândia) e de Chipre. Quatro equipas que, em principio, não têm os mesmos argumentos que a equipa das quinas. Ainda assim, a bem conhecida Dinamarca, que não conseguimos vencer na qualificação para o Mundial 2010 (ainda que tivemos muito azar nos dois jogos...) será a equipa que mais dificuldades nos pode causar. Bem organizada defensivamente e com alguns jogadores de qualidade na frente como Bendtner e Tomasson, será sempre uma equipa complicada, todavia, claramente ao nosso alcance.
Por outro lado, a Noruega também não será um conjunto muito diferente dos dinamarqueses, ainda que seja ligeiramente mais frágil. A equipa de John Carew pratica um futebol ainda mais físico do que o da pátria de Hamlet e muito baseado nos cruzamentos para a área. Assim sendo, com atenção às bolas paradas e fazendo circular a bola com velocidade, Portugal ultrapassará, facilmente, os noruegueses.
Por fim, qualquer empate com Chipre ou Islândia será sempre um mau resultado. Apesar de não serem equipas como o Luxemburgo ou Malta, são conjuntos frágeis e que jogarão sempre para o empate contra Portugal. Ainda assim, atenção a Gudjohnsen (Islândia) e Konstantinou (Chipre), dois jogadores talentosos e que poderão surpreender a nossa equipa.
Na minha opinião, se Portugal for igual a si próprio, vencerá, sem dificuldade, este grupo de qualificação.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

E segundo os leitores do "Outra Visão" o Benfica já venceu a Taça da Liga

O clube de Jorge Jesus é, para os leitores do "Outra Visão", o principal favorito à conquista da Taça da Liga.
O Benfica, que ainda se encontra em três frentes (Liga Sagres, Liga Europa e Taça da Liga), terá, contudo, que ultrapassar o Sporting na meia final e, posteriormente, o vencedor do jogo FC Porto-Académica na final, para cumprir esta "profecia".
Nesta sondagem, o FC Porto ficou na segunda posição e o Sporting quedou-se pela terceira.




Resultados finais:
  1. Benfica 62%
  2. FC Porto 25%
  3. Sporting 13%

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Olho Clínico - Yasser Al-Qahtani (ARA)

Conhecido como "Sniper" ou "Robin Wood", ele é, provavelmente, o melhor jogador do Golfo Pérsico: Yasser Al-Qahtani.
Baixinho, rápido e desconcertante, trata-se de um avançado muito forte no um contra um e com enorme apetência para marcar golos. Tanto na Liga Saudita como na sua selecção, Al-Qahtani atingiu sempre uma enorme posição de destaque com golos frequentes e marcados tanto com os pés como de cabeça (apesar de não ser alto, tem excelente impulsão).
Aos 27 anos, o saudita pode-se orgulhar de já ter feito 44 golos pela Arábia Saudita (94 jogos) e, tendo em conta a sua idade, poderá fazer ainda muitos mais.
Ainda assim, Yasser Al-Qahtani ainda se encontra no campeonato local, no Al-Hilal, mas, na minha opinião, está na hora de algum clube europeu apostar nele. Se duvidam das suas capacidades, vejam o video abaixo e sigam-no num jogo da selecção saudita, para confirmarem a minha tese.

E afinal não era só o Sá Pinto...

Hoje, em pleno aeroporto da Portela, e em vésperas do sorteio de qualificação para o Euro 2012, Carlos Queiroz (esse mesmo, o seleccionador nacional) e o comentador Jorge Baptista envolveram-se em confrontos, que, segundo o comentador, incluiram agressões do actual timoneiro da equipa das quinas.
Infelizmente, verificamos que o caso entre Sá Pinto e Liedson não é nada isolado, mas sim um sintoma do nosso futebol. Um desporto sem lei, regras e em que tudo passa impune, mesmo quando existem filmagens e gravações a comprová-lo.
Depois da célebre "defesa do menino" de Scolari, estou, neste momento, bastante curioso por ver qual será a argumentação de Carlos Queiroz e ainda estou mais curioso por saber quais serão as medidas da Federação em relação a mais este caso.
Infelizmente, quase que posso apostar que vão apostar no branqueamento... e vocês?

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sporting - Crónicas de uma época perdida

Para mim, de todo o desastre que foi a exibição dos leões em pleno Estádio do Dragão, ressaltou a imagem de Adrien Silva e Abel, no banco, de olhos postos no chão. Passivos, perdidos, sem esperança e, muito provavelmente, com a vontade de desaparecerem dali o mais rapidamente possível.
Infelizmente para o universo verde e branco, o Sporting é, neste momento, uma equipa sem objectivos para o resto da época. Em poucos dias, o Sporting hipotecou Campeonato, acesso à Liga dos Campeões e Taça de Portugal, restando, neste momento, lutar pela Taça da Liga e, até, pelo acesso à Liga Europa 2010/11.
Neste momento, o Sporting até tem um plantel razoável e, principalmente, depois da entrada de João Pereira, até se viram melhorias exibicionais relevantes, todavia, o jogo do Dragão foi um autêntico regresso ao passado.
Uma equipa sem alma, sem vontade, sem rumo e sem ambição entrou para o jogo com o FC Porto e os portistas, até desfalcados de alguns jogadores, atropelaram o Sporting e aplicaram-lhe um correctivo doloroso.
Continua-se sem perceber a insistência em Adrien Silva (que pobreza...) e Rui Patrício. Grimi?? nem vamos falar. Mais do que uma equipa, o Sporting limitou-se a ser um grupo de onze rapazes.
Assim sendo, resta agora ao Sporting lutar pela sua dignidade e evitar a todo o custo cair ainda mais na classificação. Já viram a vergonha que era para os leões, ficarem fora das competições europeias?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CAN - Venceu o Egipto, venceu o futebol

Após a eliminação de Angola, tornou-se óbvio para mim torcer pelo Egipto. A equipa egípcia representava tudo o que eu gosto no desporto rei. Uma combinação sedutora de futebol ofensivo e raçudo que, na verdade, representava um futebol antigo e distante. Aquele futebol que muitos adeptos ainda procuram na CAN, último reduto esquecido do outrora conhecido como jogo bonito.
Curiosamente, na final, o Egipto apanhou um Gana defensivo e que chegou ao jogo decisivo com vitórias magras e uma defesa muito próxima daquela que a Grécia usou no Euro 2004 (Infelizmente com sucesso...).
Assim sendo, fiquei muito feliz com a vitória dos "Faraós" (1-0 golo de Geddo) e por a CAN ter sido vencida pela melhor selecção. Aquela que nos deu o melhor futebol e os melhores intérpretes como Moteab, Hassan ou o suplente goleador Geddo.
Parabéns Egipto!

Emigrantes - Será Pedro Mendes o símbolo do regresso?

Jean Marc Bosman é um nome odiado por todos aqueles que, realmente, gostavam do futebol puro e que cresceram a ver as equipas europeias com 3 ou 4 estrangeiros fora de série.
Antes deste belga revolucionar o futebol, jogar com uma equipa inglesa, italiana ou albanesa era defrontar uma real equipa daquele país. Havia estrangeiros, é claro, mas poucos e os que haviam eram daqueles que realmente faziam a diferença.
Depois da Lei Bosman, o futebol tornou-se, ainda mais, num negócio. Os jogadores tornaram-se cada vez mais uma mercadoria e os clubes descaracterizaram-se, deixando muitos adeptos tristes e desiludidos. Afinal, representará o Arsenal a cidade de Londres ou um mundo globalizado? O próprio Benfica, que em tempos se vangloriou por só jogar com portugueses, é, agora, uma Macedónia de nacionalidades.
Assim sendo, fiquei muito satisfeito por verificar que muitos atletas portugueses regressaram ao seu país de origem. Pedro Mendes, que assinou pelo Sporting, foi o mais mediático, mas jogadores como Neca, Ricardo Silva, Antunes ou André Leão também optaram por voltar à Liga Sagres e ajudarem o campeonato, no fundo, a ser mais "nosso".
Sei que, por razões financeiras, não é fácil, mas espero que os clubes portugueses continuem a optar por jogadores nacionais. Afinal, esses não têm problemas de adaptação, são mais fiáveis e aproximam mais os clubes dos adeptos, podendo, até, potenciar as assistências da nossa Liga Sagres.
Espero, sinceramente, que os clubes percebam que a aposta no jogador português desde a formação é o único caminho viável para valorizarmos o nosso futebol.

Olho Clínico - Alan Dzagoev (RUS)

Franzino e aparentando ser mais baixo do que realmente é, Alan Dzagoev é, provavelmente, a maior das promessas do futebol russo.
Apesar de ter apenas 19 anos, já é titular no CSKA Moscovo, onde se destaca pela sua velocidade, técnica e, também, por fazer muitos golos. Trata-se de um médio ofensivo, que joga preferencialmente no centro de terreno, sendo uma espécie de nº 10, mais moderno do que clássico e que muitos consideram o novo Frank Lampard.
Dzagoev, atleta conhecido por ser muito humilde e trabalhador, também já conseguiu chegar à selecção russa, onde deslumbrou todos os que tiveram o prazer de o ver actuar.
Assim sendo, é, sem dúvida, um jogador para todos procurarem, seja num jogo do CSKA na Champions League, ou, ao invés num encontro da selecção russa. Ainda assim, deixo já um vídeo para aguçar o apetite.

E afinal o Farías ficou no Dragão...

Como tiveram a oportunidade de ler, eu tinha sérias dúvidas das vantagens da troca entre Farías e Kléber.
Na minha opinião, dar cinco milhões e meio de euros mais o passe do goleador argentino em troca de um avançado que poderia ser o novo Keirrison era algo no mínimo arriscado e poderia se tornar num dos piores negócios dos últimos tempos.
Assim sendo, parece que nem FC Porto nem Kléber cederam nas negociações e tudo voltou à primeira forma. Os dragões mantêm um goleador adaptado ao nosso futebol e que costuma não causar problemas no balneário, poupando ainda muito dinheiro.
O Cruzeiro mantém o seu "Gladiador" para gáudio da sua torcida.
Sinceramente, acho que foi o melhor para todos.