Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Análise do Sorteio do Mundial - Grupo A (França, México, Uruguai, África do Sul)



Após o sorteio, rapidamente os "entendidos" exaltaram a sorte que os gauleses tiveram por apanharem a África do Sul como cabeça de série e um grupo em que, supostamente, os franceses se limitariam a passear... Deixem-me discordar, o Grupo A, é, na minha opinião, um dos mais atractivos do Mundial, pois é bastante equilibrado e, mesmo a equipa mais frágil (África do Sul) tem a vantagem de jogar em casa.


A França, tida como todos como a grande favorita, tem vindo a praticar um futebol muito fraco (todos vimos que precisaram de uma mãozinha na qualificação...) e é, na minha opinião, uma incógnita. Sob o comando de Domenech, os "bleus" têm perdido a sua alma e, apesar de terem, seguramente, o melhor leque de jogadores do Grupo, poderão ver a sua vida muito complicada diante de equipas aguerridas como a mexicana e a uruguaia.
Ainda assim, com homens como Henry, Anelka ou Georcuff, continuo a pensar que os gauleses se vão qualificar para os oitavos de final, todavia, duvido que o façam com a facilidade que se espera... E, sinceramente, uma reedição de 2002 (eliminação na 1ª fase...) não me chocaria.

Equipa tipo: Lloris; Evra, Gallas, Sagna e Abidal; Lassana Diarra, Alou Diarra e Georcuff; Henry, Anelka e Malouda


Por outro lado, o México faz do coração e da alma a sua grande força e, apesar de ter tido um início tremido na qualificação, acabou por se apurar com relativa facilidade no grupo final da CONCACAF. Com homens como o veterano goleador Blanco, Guardado, Rafa Marquez e a jovem promessa Carlos Vela, os Aztecas devem disputar o segundo lugar com o Uruguai, sendo, ainda assim, ligeiramente favoritos.

Equipa tipo: Ochoa; Osorio, Rafa Marquez, Juarez e Salcido; Torrado, Guardado e Israel Castro; Franco; Carlos Vela e Blanco


Já o Uruguai teve, tal como a França, muitas dificuldades para se apurar, apenas o fazendo num playoff diante da Costa-Rica, a duas mãos, que os celestes venceram por 2-1.
Com excelentes jogadores como Fórlan, Suarez ou Lugano, os uruguaios nunca serão pera doce, mas a sua já habitual irregularidade, faz com que sejam menos favoritos do que franceses e aztecas.
Outro destaque do Uruguai, é o facto de terem imensos jogadores a actuar em Portugal (Álvaro Pereira, Maxi Pereira, Fucile, C. Rodriguez e A. Fernández), o que dará um extra de curiosidade para o público lusitano.

Equipa Tipo: Muslera; A. Pereira, Godin, Lugano e Fucile; Maxi Pereira, Eguren, Diego Peréz e C. Rodriguez; Fórlan e Luís Suarez


Por fim, a África do Sul é a principal candidata ao último lugar do grupo. A equipa africana está bastante longe da qualidade das equipas de topo do continente como a Costa do Marfim ou o Gana, apenas se qulificou como país organizador e correrá bastante por fora neste agrupamento.
Todavia, o factor casa poderá ser um estímulo para esta equipa que, como qualquer equipa africana poderá sempre surpreender (Lembrem-se da Argélia (82), Camarões (90) ou Senegal (02)).

Equipa Tipo: Fernandez; Masilela, Mokoena, Booth e Gaxa; Sibaya, Mhlongo, Dikgacoi e Modise: McCarthy e Parker.



Classificação final: A minha aposta

  1. França
  2. México
  3. Uruguai
  4. África do Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário