Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Emigrantes - Será Pedro Mendes o símbolo do regresso?

Jean Marc Bosman é um nome odiado por todos aqueles que, realmente, gostavam do futebol puro e que cresceram a ver as equipas europeias com 3 ou 4 estrangeiros fora de série.
Antes deste belga revolucionar o futebol, jogar com uma equipa inglesa, italiana ou albanesa era defrontar uma real equipa daquele país. Havia estrangeiros, é claro, mas poucos e os que haviam eram daqueles que realmente faziam a diferença.
Depois da Lei Bosman, o futebol tornou-se, ainda mais, num negócio. Os jogadores tornaram-se cada vez mais uma mercadoria e os clubes descaracterizaram-se, deixando muitos adeptos tristes e desiludidos. Afinal, representará o Arsenal a cidade de Londres ou um mundo globalizado? O próprio Benfica, que em tempos se vangloriou por só jogar com portugueses, é, agora, uma Macedónia de nacionalidades.
Assim sendo, fiquei muito satisfeito por verificar que muitos atletas portugueses regressaram ao seu país de origem. Pedro Mendes, que assinou pelo Sporting, foi o mais mediático, mas jogadores como Neca, Ricardo Silva, Antunes ou André Leão também optaram por voltar à Liga Sagres e ajudarem o campeonato, no fundo, a ser mais "nosso".
Sei que, por razões financeiras, não é fácil, mas espero que os clubes portugueses continuem a optar por jogadores nacionais. Afinal, esses não têm problemas de adaptação, são mais fiáveis e aproximam mais os clubes dos adeptos, podendo, até, potenciar as assistências da nossa Liga Sagres.
Espero, sinceramente, que os clubes percebam que a aposta no jogador português desde a formação é o único caminho viável para valorizarmos o nosso futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário