Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Análise ao Sorteio do Mundial - Grupo B (Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia)

Curiosamente, penso que este poderá ser um dos grupos mais curiosos do Mundial. Quatro selecções de quatro continentes diferentes e com formas de jogar completamente díspares.
À partida a Argentina será a grande favorita, mas, treinada por um treinador do calibre de Diego Maradona, poderá sempre dar azo a surpresas, pois qualquer uma das outras três selecções, num bom dia e de maneira diferente, poderá dar dissabores à equipa das Pampas.

Ainda assim, ninguém pode negar a superioridade da Argentina. Com jogadores que percorrem os melhores clubes e campeonatos do mundo, os sul-americanos são claramente a equipa com mais soluções neste Mundial. Uma selecção que, em condições normais, é sempre candidata a vencer o certame.
Tevez, Messi e Agüero são apenas três dos nomes que rapidamente colocam qualquer amante de futebol a sonhar e a Argentina tem o prazer de os poder por, aos três, juntos num ataque de sonho.
Infelizmente, é o maior nome de sempre do futebol argentino (Maradona) que se tornou o calcanhar de Aquiles dos sul-americanos, pois, após aquela fase de qualificação tão sofrida, nunca se sabe que Argentina aparecerá em África.

Equipa tipo: Sérgio Romero; Heinze, Demichelis, Coloccini e Zanetti; Cambiasso, Mascherano e Aimar; Messi, Agüero e Tevez

Quem também passou por dificuldades na qualificação para o Mundial 2010 foi a Nigéria, que precisou de uma ajuda de Moçambique (venceu a Tunísia na última jornada), para chegar à África do Sul.
Apesar de estar longe das grandes equipas nigerianas de 94 e 98 (Okocha, Amunike, Finidi...), esta equipa africana até pode surpreender, mas para isso não pode cometer os erros típicos das equipas africanas e que sempre evitaram que as super-águias fossem mais longe que os oitavos de final de campeonatos do Mundo.
Assim sendo, a distância entre o segundo lugar do grupo e uma viagem rápida para casa, estará na capacidade de resposta de jogadores experientes como Martins, Kanu e Yobo e na forma como estes consigam ajudar os restantes a disfarçarem os crónicos erros das selecções africanas em Mundiais.

Equipa tipo: Enyeama; Yobo, Taiwo, Nwaneri e Apam; Obi Mikel, Olofinjana e Yussuf; Martins, Yakubu e Odemwingie

Quem teve uma qualificação fácil para o Mundial foi a Coreia do Sul, que passeou superioridade no grupo asiático e venceu-o com clareza.
Longe das equipas de 86 ou 90 (saudades de Kim Joo-Sung...) onde a eliminação era uma certeza, mesmo antes do pontapé de saída, os asiáticos são agora uma equipa muito mais dotada, com jogadores de muita qualidade como Park Ji-Sung ou Seol Ki-Hyeon.
Ainda assim, tendo em conta a concorrência, duvido que os sul-coreanos consigam atingir o apuramento num grupo deste calibre.

Equipa tipo: Lee Won-Jae; Oh Beom-Seok, Cho Yong-Hyung, Kim Dong-Jin e Lee Young-Pyo; Park Ji-Sung, Kim Jung-Woo, Cho Won-Hee e Kim Nam-II; Seol Ki-Hyeon e Park Chu-Young

A mais matreira das selecções do grupo, a Grécia, precisou de ir ao playoff (venceu a Ucrânia) para chegar a este Mundial.
Surpreendentemente, os helénicos apenas disputam o seu segundo campeonato do mundo e no único que jogaram (EUA 94) fizeram uma péssima figura, acabando eliminados na 1ªfase com três derrotas, zero golos marcados e dez golos sofridos.
Ainda assim, os gregos aparecem confiantes para este certame, pois aparecem com uma velha raposa ao leme (Otto Rehhagel), técnico que já levou os helénicos a uma surpreendente vitória no Euro 2004 e jogadores de grande nível como Samaras, Karagounis ou Katsouranis.
Se não entrarem com excesso de confiança neste grupo, os gregos são favoritos a alcançarem o segundo lugar e consequente apuramento para os oitavos de final.

Equipa-tipo: Tzorvas; Kyrgiakos, Vyntra, Papastathopoulos, Spiropoulos e Moras; Katsouranis e Karagounis; Samaras, Charisteas e Salpingidis

Classificação final: A minha aposta

  1. Argentina
  2. Grécia
  3. Nigéria
  4. Coreia do Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário