Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

sábado, 23 de janeiro de 2010

O melhor onze - FC Porto

Apesar de continuar em quatro frentes, o FC Porto não está a fazer uma época muito conseguida em termos exibicionais. A equipa tem perdido pontos em casa (empates com Belenenses e Paços por exemplo), que eram impensáveis em épocas anteriores.
Parece-me, ainda assim, que o FC Porto tem plantel para fazer melhor e é preciso haver coragem para retirar Raul Meireles do onze, pois ele é, na minha opinião, a peça que está a encravar a fluidez do jogo azul e branco.
Assim sendo, irei explanar aquela que seria a minha visão do melhor onze do FC Porto. Uma equipa mais criativa e imprevisível.


Na baliza, jogaria aquele que entendo ser, de longe, o guarda-redes que dá mais garantias aos dragões (Helton). Um guarda-redes seguro e com uma qualidade muito importante no futebol moderno: lança muito bem o ataque.

Em relação ao habitual quarteto defensivo azul e branco, também não modificaria nada. Álvaro Pereira, à esquerda, seria o lateral mais ofensivo e Jorge Fucile, na direita, seria o lateral com mais preocupações defensivas. A centrais, estariam o xerife Bruno Alves e Rolando. Dois jogadores que além de serem seguros a defender, são muito bons em bolas paradas, tanto defensivas como ofensivas. O xerife tem ainda a vantagem de sair muito bem para o ataque e de poder ser um ponto de partida para os ataques portistas.

No miolo, jogaria um trinco que, não tendo muita técnica, é um prodígio na destruição de jogo (Fernando). À frente dele, e ligeiramente descaído para a direita para compensar a menor capacidade ofensiva de Fucile, jogaria Guarín. Este jogador, pelas suas características, seria uma espécie de Box to Box e faria a ligação entre o destruidor Fernando e o criativo Belluschi, que jogaria solto a nº 10, com poucas preocupações defensivas e total liberdade para criar jogo ofensivo para os azuis e brancos.

No ataque, dois alas/extremos rápidos, criativos e com excelente capacidade no um para um (Rodríguez e Varela) e um ponta de lança que é um goleador e, acima de tudo, um rato de área (Falcao).

Utilizando ainda Hulk, na segunda parte, para martirizar as defesas contrárias, esta seria uma equipa do FC Porto, que lutaria, sem problemas, pelo título nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário