Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

sábado, 23 de janeiro de 2010

Rui Patrício - O paradoxo físico

Sempre que olho para o Rui Patrício tenho aquela sensação de estar a olhar para o Damas. Calma, muita calma, não é o que estão a pensar... Refiro-me à fisionomia do jogador, que até parece perfeita para um jogador de topo. Alto, esguio e de braços longos, quem o vê pela primeira vez pensa que se trata de um senhor dos ares, alguém que, a cada cruzamento, recolhe facilmente a bola no ar e a guarda nas mãos como se de um tesouro se tratasse. Uma fronteira quase inexpugnável entre os intentos do adversário e a linha de baliza.
No entanto, jogo após jogo, vemos que não é assim. Cada cruzamento é um pesadelo que faz muito bom adepto leonino voltar a acreditar em Deus. Um momento em que o sportinguista sustêm a respiração e reza para que, ao menos daquela vez, o Rui Patrício agarre a bola com segurança. Algo que parece tão fácil, mas que, para o "keeper", nem tanto.
Curiosamente, o ponto forte do jogador do Sporting é algo que, pela fisionomia do mesmo, até se aceitava que fosse o mais complicado. Ele normalmente defende bem as bolas junto à relva, sai-se de forma rápida e efectiva ao adversário e, nesse campo, transmite muita segurança à equipa e aos adeptos.
Assim, parece-me a mim que estamos perante um problema muito mais fácil de resolver do que se esperava. O Rui já é bom naquilo que lhe seria mais difícil dominar e, assim, só tem de aprender a fazer aquilo que, na realidade, devia saber desde o berço. Uma questão que cabe aos treinadores do SCP ajudarem, da melhor maneira possível o "keeper" leonino a superar e, assim, a torná-lo num dos melhores guarda-redes da Europa.

PS: Não se esqueçam, também, de o ajudarem a melhorar o jogo com os pés. O Sá Pinto já lá não está, mas nunca fiando

2 comentários:

  1. Um pouco difícil evoluir quando o treinador de guarda-redes foi um mero jogador de um clubezeco qualquer. O Rui é que ainda o deve ensinar a ele!

    ResponderEliminar
  2. A todos aqules que o criticam, um dia ainda o vamos ver num grande europeu e depois havemos de andar a dizer que o Sporting não o segurou, que o Sporting deveria ter aumentado a cláusula de rescisão, tal como fazemos com Ronaldo, quaresma, simão, entre muitos outros.....O problema dos sportinguistas é que está sempre tudo mal, até estar tudo bem.

    ResponderEliminar