Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O melhor onze - Vitória Guimarães

Ao contrário do que muitos pensavam, Paulo Sérgio veio provar que o Vitória de Guimarães sempre teve um bom plantel e que poderá, facilmente, se intrometer na luta por um lugar na Liga Europa.
Com uma equipa com boas soluções para quase todas as posições, os minhotos estão, finalmente, a encontrar uma boa regularidade exibicional e, também, de resultados. A essa situação não se pode negar o mérito a Paulo Sérgio que trabalhou muito bem a equipa e colocou-a uns bons furos acima.
Ainda assim, existe sempre um onze, que, acreditamos, é o melhor onze e aquele que potencia todas as qualidades de uma equipa. Na minha opinião este seria o do Vitória:

Os vimarenenses, com este onze, teriam um guarda-redes muito seguro e experiente (Nilson), um lateral mais defensivo (Milhazes), que poderia ajudar no centro da defesa, em situações em que um dos centrais (Moreno ou Sereno) tivesse que dobrar, à direita, as subidas do lateral ofensivo (Andrezinho). Um cinco defensivo muito equilibrado e que garantia tanto uma defesa segura como um bom início do processo ofensivo, pois, por exemplo, Moreno é um jogador que sobe muito bem com a bola controlada.
No miolo, um trinco totalmente defensivo (Custódio) um jogador "box to box" que descairia um pouco para a esquerda para compensar o facto de Milhazes ser pouco ofensivo (João Alves) e um nº 10 puro que teria toda a liberdade para "inventar" o jogo ofensivo do Vitória (Nuno Assis). Um meio campo equilibrado e compacto, que teria no posicionamento de João Alves (mais à frente ou mais recuado) a nuance táctica para jogos contra equipas mais ou menos defensivas.
No ataque, tudo muito simples, dois extremos rápidos e tecnicistas que iriam fazer a vida negra aos laterais contrários (Desmarets e Targino) e um ponta de lança forte, possante, de remate fácil e com bom jogo de cabeça (Douglas) que pudesse tanto corresponder às assistências de Nuno Assis como a cruzamentos dos extremos e/ou laterais.
Com este onze como base, dificilmente o Guimarães terminaria o campeonato abaixo do quinto lugar.

4 comentários:

  1. lazzaretti tem sido imprescindivel

    ResponderEliminar
  2. E voltaria a ser, pois o Sereno não vai demorar muito até ir para outras paragens

    ResponderEliminar
  3. Troca de links ?

    http://apenasesofutebol.blogs.sapo.pt/

    Abraço.

    André

    ResponderEliminar