Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Explorando clubes (quase) desconhecidos - Trabzonspor (TUR)

Nas margens do Mar Negro mora um dos grandes clubes turcos, que, pela grandeza dos três grandes de Istambul (Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray), acaba por sofrer de algum esquecimento, o Trabzonspor.
Única equipa fora da antiga Constantinopla a vencer o título turco (6 vezes), o Trabzonspor foi fundado em 1967 por fusão de dois clubes de Trabzon, o Idmangücü e o Idmanogagi. Esta união foi forçada pela Federação turca que, na altura, procurava criar uma Liga de futebol mais competitiva.
A tempestade do Mar Negro (alcunha do clube) permaneceu na segunda divisão até à época 1973/74 quando venceu o campeonato secundário e foi promovido à primeira divisão turca.
A partir desse momento, o Trabzonspor viveu o momento mais alto da sua história, pois entre 1975 e 1984 foi campeão turco por seis vezes e, quando não venceu o campeonato, acabou na segunda posição. Foi uma época gloriosa em que a equipa teve jogadores do calibre de Senal Günes e Turgay Semircioglu e em que também conquistou três Taças da Turquia.
Todavia, desde 1984, o Trabzonspor decaiu de rendimento e nunca mais voltou a ser campeão. Ainda assim, venceu quatro Taças da Turquia e jogou inúmeras vezes nas competições europeias, mantendo-se como um dos quatro gigantes do campeonato turco.
.
Dados do Clube:
.
Nome completo: Trabzonspor Kulubu
Alcunha: Karadeniz Firtinazi (Tempestade do Mar Negro)
Fundação: 1967
Estádio: Huseyin Avni Aker Stadium (32895 espectadores)
Equipamento: camisola vermelha com mangas azuis, calção e meias vermelhas
Principais Títulos: Liga Turca (76, 77, 79, 80, 81 e 84); Taça da Turquia (77, 78, 84, 92, 95, 03, 04); Supertaça (76, 77, 78, 79, 80, 83 e 95)
Presidente: Sadri Sener
Treinador: Senol Günes
.
Equipa tipo: Tony Silva; Cale, Rigobert Song e Egemen Korkmaz; Gabric, Colman, Balci, Alanzinho e Gulselam; Guttierez e Umut Bulut

Sem comentários:

Enviar um comentário