Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Taça da Liga - O paradoxo

Ontem tivemos mais uma jornada da Taça da Liga. A segunda para os mais distraídos, que, em Portugal penso que são grande parte dos adeptos de futebol.
Lamentou-se muito há uns tempos atrás da falta de jogos no calendário nacional. Situação que surgiu devido à redução da nossa 1ª divisão de 18 para 16 equipas e a solução, na minha opinião bastante apropriada, foi a criação da Taça da Liga.
A competição tem várias inovações, que passam por prémios financeiros bastante apelativos (1 milhão de euros para o vencedor por exemplo), preços de bilhetes reduzidos, maiores fontes de receitas para os clubes e, talvez a principal, a possibilidade de os clubes terem outra competição para ganhar, tornando o futebol mais democrático.
Infelizmente, e apesar de todos os esforços da Liga, a Taça da Liga continua pouco mais que moribunda. Os jogos têm assistências miseráveis, existem clubes que pura e simplesmente usam a competição para rodar o plantel e aparentam não ter o objectivo de ganhar a competição, mas apenas que ela acabe o mais rapidamente possível (olá FC Porto)...etc
Não estou a dizer que a competição é perfeita. Na minha opinião, o modelo podia ser repensado, pois entendo que as 32 equipas deviam entrar na mesma altura na competição (8 grupos de 4 a 1 volta...) e situações como a rábula do Portimonense e Académica não podem voltar a acontecer. Ainda assim, os clubes e adeptos que tanto solicitaram mais competição não podem agora virar as costas ao que lhes foi dado, pois estão a matar aquilo que, na minha opinião, foi das melhores ideias do futebol português nos últimos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário