Porque o futebol devia ser assim

Porque o futebol devia ser assim

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Explorando clubes (quase) desconhecidos - Stade Reims (FRA)

Está perdido na terceira divisão francesa, o National, aquele que chegou a ser o maior clube gaulês de futebol, o Stade Reims. Esta equipa é pouco conhecida nos tempos que correm, mas, na década de 50, foi das poucas a conseguir ombrear com o Real Madrid, atingido duas finais da Taça dos Campeões, ambas perdidas diante dos madrilenos.
Fundado em 1931, foi a seguir à 2ª Guerra Mundial, que, após se profissionalizar, o Reims começou a assumir-se como uma potência do futebol francês. Entre 1949 e 1962, o clube venceu 6 campeonatos de França, 2 Taças de França, 1 Taça Latina e ainda disputou duas finais da Taça dos Campeões. Um período de sonho onde pontificaram nomes como Raymond Kopa ou Just Fontaine.
Todavia, os grandes jogadores começaram a abandonar o Reims e, no final da época 1963/64, o clube acaba por surpreendentemente descer à segunda divisão, apenas regressando ao convívio dos grandes em 1970/71.
Entre 1971 e 1979, o clube disputou a primeira divisão, mas estava longe do grande Reims do passado, não conquistando qualquer título e nunca acabando o campeonato acima da quinta posição. No final da época 1978/79 acabou mesmo por descer novamente à segunda divisão.
A partir daqui, o clube entrou mesmo em declínio profundo. Ainda esteve perto de subir à primeira divisão em meados dos anos 80, mas nunca o conseguiu. Além disso, os problemas financeiros agravaram-se e o Reims entrou numa situação cada vez mais delicada, acabando mesmo por chegar a jogar na quarta divisão de França.
Neste momento, o Stade Reims encontra-se longe dos grandes palcos na National, no entanto, mesmo que nunca volte aos seus tempos de glória, este clube, por tudo o que conquistou, jamais será esquecido.

Dados do Clube:

Nome completo: Stade de Reims
Fundação: 1931
Estádio: Auguste Delaune (21668 lugares)
Equipamento: camisola vermelha com mangas brancas, calção branco, meias vermelhas
Principais Títulos: Campeão de França (49, 53, 55, 58, 60 e 62); Taça de França (50 e 58); Taça Latina (53)
Presidente: Jean-Pierre Caillot
Treinador: Marc Collat

Equipa tipo: Ferrand; Tacalfred, Ielsch, Barbier e Deaux; Guégan, Krychowiak, Tainmont e Gragnic; Fauré e Fortes

1 comentário: